quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Sim, eu prefiro o arroz e feijão com ovo!


Com a crise no Brasil e a subida do dólar o que eu mais escuto é:

"Não volta! Não vale a pena e você com certeza vai se arrepender"

Chega a ser ridículo o quanto os preços não param de subir e como as pessoas estão com medo do desemprego. Todos temos aquele amigo que nao suporta o Brasil, que ve todo e qualquer outro pais como LINDO e PERFEITO e acha sempre que o Brasil esta atras e nunca sera diferente. Ou ate mesmo aquelas pessoas que enchem a boca para falar "Você tem sorte de não estar aqui, isso aqui esta insuportável".
Eu ate entendo essas pessoas, muitas ja vieram de ferias para Miami e ficou impressionada com os precos e falou "Ahh isso sim vale a pena" outros vivem da ficcao, do que os filmes mostram e acham que aqui eh tudo maravilhoso. Nao ha problema nenhum em tudo isso, assim como nao ha problema nenhum em voce nao gostar do seu pais de origem. Entretanto, se voce comparar o brasileiro com a maioria das outras pessoas ao redor do mundo vai perceber que o brasileiro tem dentro de si a mania de se desvalorizar. Eh muito mais facil para nos acreditarmos que a grama do vizinho eh mais verde do que a nossa ao inves de entender que ela nao eh mais verde e que nos so estamos olhando por um angulo diferente, onde a luz bate mais forte. As ferias em Miami sao lindas, mas vamos combinar que ninguem vive de ferias, certo? Por tras das suas ferias tem aquelas pessoas que acordam cedo, pegam transporte assim como nos.
Mas a questao eh, vale a pena? Vale a pena deixar casa, familia, cultura e se arriscar ao novo? Viver longe de casa? Para alguns vale. Para outros nao.
Nao, eu nao estou aqui para criticar voce que se sente muito melhor vivendo longe do Brasil, ate porque eu sinto o maior orgulho de voce! Acho que temos sim que sair de casa e arriscar o novo. Conhecer pessoas e achar um lugar para chamar de "CASA". Eu estou aqui para reforcar a torcida daqueles que nao se veem vivendo longe do Brasil. Que sente falta o tempo todo, que olhas as fotos e os olhos enchem de lagrima, que nao ve a hora de voltar. Estou aqui para juntar forcas com aqueles que, assim como eu, ve esse intercambio como um "sacrificio" algo que voce faz para ter um futuro melhor. Para voltar para casa e ser o orgulho da mamae.
Eu sou aquela menina que prefere o arroz e feijao com ovo ao inves do almoco gourmet. E nao, isso nao acontece pq eu tenho mente pequena ou coisa do tipo. mas sim porque eu prefiro o simples com a casa cheia do que o sofisticado com a casa vazia.
A vida longe de casa, muitas vezes, eh bem solitaria. Voce esta cercada de pessoas, pode ate ter sempre o que fazer (ou nao) e mesmo assim se sente sozinha. 
Eu quero meus filhos indo passar uma semana na casa do tio Carlos, outra semana na casa da tia Neia, depois no tio Eurico e depois em Jaragua revezando noites entre a casa da tia Debora e do tio Esmeraldo. Quero eles cantando parabens alto e estourando os baloes depois das 10pm e os vizinhos brigando. Quero as festas de aniversario com criancas correndo, com meninos e meninas, com os primos, tias, vizinhos, papagaios e piriquitos. Nao quero marcar hora para o vizinho vir brincar em casa, nem para o meu filho ir brincar no vizinho. Quero os amigos dos meus filhos chegando em casa me chamando de tia e perguntando se tem almoco pronto. 
Pode ser que daqui uns anos minha opiniao mude, que eu decida ficar ou que va embora de vez. Mas o que eu tenho para hoje eh saudade! Saudade da ausencia de regras e do completo respeito. Saudades de casa, das pessoas, da familia! Viver no Brasil pode ate nao ser tao facil, mas eh uma luta que vale a pena se, ao seu lado, voce tem pessoas que te amam, te amam de verdade!
Sim, viver fora do Brasil so me mostrou o quanto o pouco com familia eh muito e o muito sem familia nao eh nada.





Um comentário:

  1. Volta! O sangue do brasileiro não vai sair de suas veias e o nosso coração é sofredor mesmo. Porém sofrer junto à família e amigos é bem melhor!

    ResponderExcluir